Não sei se você sabe, mas eu trabalhei durante 7 anos em recursos humanos, sempre na área de recrutamento e seleção de talentos. Veja que doido, desde sempre analisei imagem, conteúdo, coerência e posicionamento. Seja uma candidata para uma vaga de emprego, uma reunião de negócios, uma possível parceria, uma bate-papo com um potencial cliente… a maneira como escolhemos nos posicionar pode ajudar ou atrapalhar. Veja bem, escrevi a palavra ‘escolhemos’, porque mesmo que você decida não levar isso a sério, a escolha foi feita.

Postura, gestos, tom de voz, confiança, roupa, cores… vira tudo um combo só, um combo de VOCÊ. Talvez, apenas talvez, se você decidir tomar consciência do que usa, olhando suas roupas e acessórios como ferramenta para uma comunicação assertiva, quem sabe até mais criativa, você se sinta mais segura, mais confiante, causando uma primeira impressão positiva, transmitindo as mensagens que deseja e fazendo o outro te olhar e pensar: “Peraí que eu preciso ouvir o que essa mulher tem para dizer!”.

Não é apenas saber fazer combinações, é saber quais as melhores combinações para você, para os seus objetivos, a sua personalidade e o seu estilo. Mas veja bem, não é fantasiar-se de outra pessoa, é potencializar quem você é, de verdade.

Uma imagem planejada requer atenção, uma vez que ela é formada por símbolos, cores e intenção. Ok, ok, você hoje já usa símbolos e cores, mas coloca intenção? Olha para seu armário e pensa: Do que preciso hoje? Qual meu compromisso do dia? O que quero transmitir? O que desejo sentir? Qual resultado desejo?

Eu fiz uma live muito legal na minha página do facebook e nela eu dei um exemplo de imagem planejada. Quero trazer de volta aqui, caso você não tenha visto. Se viu, vale lembrar também.

Importante* Para não gerar polêmica, este não é um post de política. A imagem é apenas para ilustração de uma personalidade pública que teve sua imagem planejada. Perceba a diferença de sua imagem e cuidados pessoais, feitos com intenção. Sua transformação é inegável e isso não significa que ela mudou sua essência, apenas ajustou seu posicionamento de imagem, potencializando pontos desejados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira foto

Imagem percebida: Séria, durona e pouco feminina.

Indicadores: Pouca vaidade, tecidos simples, sem valorizar o corpo.

Segunda foto

Imagem percebida: Feminilidade, poder e proximidade.

Indicadores: Corte e coloração de cabelo, maquiagem, tecidos elaborados, cores claras, acessórios como pérola.

 

Sobre você:

Perceba como está sua imagem atual, como você é percebida, o que usa e o que transmite. Você apresenta o que deseja? No trabalho, você é percebida pelo seu potencial? Sua imagem é planejada?

Como atividade sugiro que pegue uma foto sua recente e analise-se. Olhe também o seu armário e perceba o que você mais tem: cores, tecidos, modelagens… são simples, elaborados, chamativos, alegres, sem muita cor, mais tradicional…?

Não sugiro que você fique presa ao que vão pensar, que deixe de ser você, que só pense no que vai aparentar. Acredite, já ouvi muito isso e é o oposto do que acredito. O que desejo é te ajudar a ajustar o que VOCÊ QUISER AJUSTAR. Está tudo bem se você não quiser escolher sua roupa de maneira consciente, se quer seguir seu humor do dia e dane-se o que vão pensar. Se essa for sua decisão, assuma e tá tudo certo. Apenas gostaria que entendesse que mesmo assim você sempre emitirá mensagens, não seguir nada disso não te isenta de transmitir algo sobre você. Vida real e tá tudo bem!

Facebook Comments
Outros Posts

Deixe um Comentário