Já parou para refletir como a cor te influencia? Por que existem épocas que queremos usar mais preto e outras que o colorido nos atrai mais? Pare e repare nos momentos que isso aconteceu, qual era a fase de sua vida e em como você se sentia. A teoria das cores traz significados e explica as emoções que despertam em nós sem que, muitas das vezes, saibamos que são delas o humor sentido ou alterado.

Se você deseja enviar mensagens através de looks mais pensados e criativos, usar cor é o primeiro passo. Não precisa ser dos pés à cabeça, os detalhes como bolsa, cinto, esmalte, bijuterias, carteira… são aliados e mostram o quanto você está antenada e tem cuidado na hora das escolhas. Criar combinações fará seu look sair do óbvio e passará a mensagem que você desejar, se usar com consciência.

Vamos aos exemplos e dicas:

1- Está com uma palestra agendada e quer chamar a atenção para si? Aposte em detalhes VERMELHOS. A cor passa mensagem de poder e segurança.

*Curiosidade: Mulheres gostam de tons mais fechados, homens curtem a cor mais viva (como o vermelho sangue). Por isso é importante conhecer seu público.

2- Quer abrir canal de comunicação, vender um serviço ou produto? O BRANCO ou CINZA podem te auxiliar, são cores neutras e de boa aceitação. O branco também é ótimo para entrevistas.

3- Você deseja criar distanciamento e passar seriedade? O PRETO fará o trabalho. Cuidado quando for para reuniões ou eventos que deseja proximidade, o total black pode atrapalhar inicialmente. Porém, se você for vista como uma pessoa frágil e/ou muito brincalhona, apostar na cor pode beneficiar.

4- AZUL e VERDE são cores mais calmas. O azul é a cor mais amada pelo ocidente, remete ao céu e proteção, já o verde é natureza.

5- O ROSA é o máximo da feminilidade e deve ser usado para trazer o lado mais doce, principalmente para mulheres rígidas. Mas cuidado se você já tem uma personalidade muito meiga, para não trazer uma imagem de fragilidade, se este for o seu caso e mesmo assim escolher a cor rosa, aposte na vibração, como o pink, ou nas variações da cor.

6- Para criatividade e bom humor, LARANJA e AMARELO. Lembre-se que pode usar as cores nos detalhes, ainda mais sendo o seu local de trabalho mais formal.

Quando fazemos contato com alguém a cor é a primeira coisa a ser percebida, mesmo que de longe. Usar combinações diferentes, sair no preto de sempre, pode ser um grande aliado para as suas mensagens visuais. Não fomos acostumadas à pensar nas cores, não aprendemos maneiras de combiná-las e muita gente acredita que elas não combinam entre si, sempre usando com preto ou branco para não errar. Moda é ousadia, é arriscar.

*Uma dica bônus: todas as cores combinam entre si, a sacada está em estarem nos mesmos tons, principalmente.

O círculo cromático é um instrumento essencial para ajudar à criar combinações, veja só:

Nesta imagem já posso te sugerir dois tipos de combinações, para iniciarmos:

  • Combinação de cores análogas: Cores vizinhas no círculo.

Remete à elegância. Ótimo para ambientes de trabalho, por não serem contrastantes.

 

  • Combinação de cores complementares: Cores opostas no círculo.

Remete à ousadia e criatividade.

Existem outras maneiras de combinações, claro, mas para quem deseja começar, acredito que estas duas são clássicas. E você, quais cores quer adicionar no dia a dia? Quais combinações mais deseja e tem medo de errar?

Facebook Comments
Recommended Posts
3 Comentários
  • Helena Galvão
    Responder

    Oi Mari, gostei do texto…leve e direto. Faço em setembro 46 anos e estou mudando, de vagar, meu estilo. Estampado me cansa e agora tenho fugido dos tecidos mais sintéticos. Sapatos mais confortáveis e tenho adorado o estilo mais simples porém, para trabalhar, ainda preciso de uma imagem mais elaborada. Cansei do jeans mas quando bem utilizado, caprichando nos detalhes e acessórios, ele é um super aliado.
    Tenho quadril bem largo e preciso comprar calças e saias novos…vai uma dica?

    • Marianna
      Responder

      Oi Helena, fico muito feliz com o retorno.
      Olha, quanto ao seu pedido, cada loja realmente tem uma modelagem né, o negócio é identificar qual fica melhor pra você e seu tio de corpo e, claro, o que você mais quiser valorizar. Calças legais, diferentes, vejo na Zara (fica difícil dar nomes de lojas, por isso acabo citando as fast fashion, que provavelmente terá na sua cidade), que é a mais diferente. Agora, vou arriscar algumas lojas que já comprei e curti a durabilidade: Hering (acredite. lá são modelos mais clássicos, mas gostei muito do quanto durou.. e olha que eu usava muuuito), Afghan (se você for do RJ deve conhecer), a Animale tem uma lindas também…
      Tomara que te ajude. Qualquer coisa escreva para marianna@adomconsultoria.com.br dando mais informações para poder te ajudar mais.
      beijinhos

  • Aline
    Responder

    Oiii tenho essa dificuldade em usar roupas coloridas, tenho vontade de usar um amarelo,verde, etc…mas tenho medo de errar.

Deixe um Comentário