Quem já leu os textos do site percebeu a influência que a psicologia tem no meu trabalho como consultora de imagem. Mas, a pergunta é: O que tem a ver psicologia e moda? Como ela pode agregar e diferenciar o serviço de consultoria de imagem?

A moda está diretamente ligada à impressões causadas, com pertencimento de grupos, com imagem pessoal e valorização estética. A psicologia estuda todas essas áreas e pode ajudar ainda mais nesse encontro, tornando mais verdadeiro. Apenas entender sobre tendências de moda pode deixar a mulher fora de si mesma, desconfortável e gastando mais do que precisa, ou deveria. O impulso nas compras muitas vezes é causado por não ter clareza do estilo próprio, do tipo de corpo, das cores que valorizam e acessórios que completam o combo. Toda consultoria de imagem inclui autoconhecimento e, com a psicologia, é possível aprofundar ainda mais.

O psicólogo possui técnicas e utiliza a empatia como principal meio de comunicação. Não há certo ou errado, apenas a melhor maneira de lidar com cada cliente, sem padronizar. Assim como na moda o certo ou errado vai da escolha de cada um. A diferença entre a imagem do Eu-real e do Eu-desejado é o que faz com que a autoestima esteja positiva ou negativa. Quanto maior esta diferença, mais abalada a autoestima estará. O desenvolvimento pessoal, para ficar o mais próximo da imagem desejada, sendo fiel à essência, é a grande diferença que a consultoria proporciona. A construção dessa imagem deverá ser real e não fantasiosa, como quando comparada à padrões externos distantes. É necessário que a imagem ideal seja personalizada e única, como cada cliente.

A moda apresenta opções em toda nova temporada, novas tendências que possuem a finalidade de atrair consumidores e criar desejos instantâneos. A partir disso, se você não tem noção do que lhe favorece e do seu estilo próprio, pode ser que seja um alvo fácil de conquistar, sem avaliar o que realmente vale para você.

A independência emocional, a autoestima em dia e a valorização do marketing pessoal serão seus aliados nessa jornada que é a consultoria de imagem.

Facebook Comments
Recommended Posts
2 Comentários
  • sebastiana
    Responder

    sou psicóloga e amo moda , vou abrir uma loja e gostaria de oferecer meus clientes n só roupa mas um conceito, a roupa que vestimos diz sobre nossa personalidade.Gostaria de mas informações sobre consultoria de imagem onde posso fazer alguma capacitação se vc oferece mesmo a distância?

    • Marianna
      Responder

      Olá! Que bacana! Não ministro cursos de capacitação ainda, existem alguns on-line, como na EN-MODA (só jogar no google, bem fácil de encontrar). Em qual cidade você mora? Para poder te indicar algum presencial. O SENAC sempre tem e tem em todos os lugares né?! Se estiver em SP, a Belas artes tb tem um incrível (fiz lá e recomendo). Bjs.

Deixe um Comentário